top of page

Stranger Things

O novo lançamento da Netflix chegou com tudo, aclamado pela crítica, amado pelos fãs e comentada por grandes diretores de Hollywood. Stranger Things é o novo fenômeno dos seriados de suspense, lançado dia 15 de julho de 2016, com 8 episódios, o seriado é uma mistura de terror com suspense. A série se passa década de 1980 em Hawkins, Indiana, e conta a história da busca por um garoto que desapareceu sem deixar rastros e em circunstâncias suspeitas, seus amigos, familiares e a polícia procurando pelo garoto acaba se envolvendo em algo maior que eles imaginavam.

Mas por que desse sucesso todo da série? Como Stranger Things está conquistando todos que asistiram a série? Muito simples, tudo pode ser explicado pelas centenas de referências há grandes obras dos anos 80, está tudo lá, todos os elementos desses grandes clássicos do cinema estão na série, referências aos filmes The Goonies, E.T. Alien, Poltergeist, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Conta Comigo, Carrie, A Estranha e até O Clube dos Cinco, todos estão presentes em Stranger Things, foram feitas homenagens implícitas e explícitas em toda a série, pôsteres dos filmes de Steven Spielberg e de Stephen King e até citações de Star Wars aparecem várias vezes durante o seriado. Os admiradores dos anos de 1980, vão amar a série, toda a estética, penteados, trilha sonora e figurino não te deixar esquecer por nenhum momento aquele mergulho nostálgico aos anos 80.

Podemos dizer também que outro ponto positivo da série e que chama atenção, é o seriado abordar teorias da conspiração do mundo moderno: o Projeto MKUltra, comprovadamente conduzido pela CIA nos anos 1950. (O projeto consistiu em uma série de experimentos ilegais e secretos que tinham como objetivo examinar métodos de influenciar e controlar a mente, além de extrair informações, inclusive com o uso de drogas psicodélicas, como LSD, e métodos como hipnose.) Quem não gosta de uma teoria não é verdade?

Então vamos começar a falar do seriado, a história começa um pouco arrastada e vai se desenvolvendo com fluidez, os primeiros episódios são como uma ponte para o público entender que existem várias tramas e que cada uma servirá para distrair o espectador até o momento certo. E na primeira trama somos

apresentados a quatro garotos Will (Noah Schnapp), que desaparece após uma partida de RPG e aos amigos dele, Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin). Quatro garotos que se envolvem imensamente aquele mundo paralelo que eles criam jogando o RPG, fazendo que os eventos que acontecem depois do desaparecimento do Will exercerão papel clássico de protagonistas, aquele velho clássico que o nerd perdedor vira o grande herói, que várias vezes é apresentado nas histórias de Spielberg. Outra trama fica circulando em torno da menina chamada Eleven (Millie Bobby Brown), que foge de uma espécie de laboratório de experimentos do governo e cruza o caminho dos garotos e vira uma peça chave para encontrar o Will. Também somos apresentados ao triângulo amoroso adolescente liderado por Nancy (Natalia Dyer), ao xerife da cidade Hopper (David Harbour) com seu sofrimento diário, tem que fazer suas escolhas para ajudar Joyce (Winona Ryder) Mãe de Will que vai fazer de tudo para encontrar seu filho e por último e não menos importante está o do núcleo do laboratório de pesquisas, chefiado pelo Dr. Brenner (Matthew Modine). O roteiro consegue lidar bem com todas essas tramas, mostrando todas elas e como cada uma se encaixa perfeitamente para o resultado final, Todos os personagens são importantes para a série, todos desenvolvidos e bem trabalhados. Destaque para os três meninos, que a cada abraço, briga, sofrimento e alegria podemos sentir bem a intesidade passada pelos os atores.

Enfim, todos esses aspectos juntos em uma atmosfera de mistério, sensação de realidade, nostalgia e teorias são ingredientes marcantes para o seriado. São feitas tantas homenagens durante a série que em alguns momentos, o seriado esquece de ser original, mas nada que estrague sua experiência. Stranger Things é uma mistura de risco com perfeição, a difícil missão de cruzar citações, dados reais e supostos, teorias científicas poderia ser a receita do desastre para a série, mas, os Irmãos Duffer fizeram bem seu trabalho e deixaram tudo bem amarrado fazendo que o seriado seja mais uma obra de arte da Netflix.

País: EUA

Classificação: 16 anos

Estreia: 15 de Julho de 2016

Duração de cada episódio: aprox. 55 min

Temporadas: 1°

Quantidade de episódio: 8

Elenco: Winona Ryder , David Harbour , Finn Wolfhard , Millie Bobby Brown , Gaten Matarazzo , Caleb McLaughlin , Natalia Dyer

Nota do Crítico: 5 chapéus (Excelente)


bottom of page